(Unicentro 2011) No Brasil, o pensamento sociológico se desenvolve a partir da década 30, do século passado, com a fundação da Universidade de São Paulo e o crescimento da produção científica. Sobre o desenvolvimento dessa ciência no Brasil, no século XX, é correto afirmar:
•Opção 1
A) Os sociólogos desse período buscavam descrever o país por meio de estudos naturalistas.
B) Os grandes nomes desse período foram Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.
C) As duas preocupações dos sociólogos eram a aculturação indígena e a modernização do sistema político brasileiro
D) O interesse dos intelectuais desse período estava voltado para o conhecimento do Brasil real, do povo, em oposição às análises etnocêntricas anteriores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "d"
Explicação:
A alternativa D é a que melhor se relaciona com o pensamento sociológico e o crescimento da produção científica no Brasil.
A partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.
Essa modificação e desenvolvimento econômico e da forma de trabalho, continuou contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.
Partindo deste ponto, observamos que Popper derrubou o método indutivo justamente por não achar veracidade nas conclusões indutivas.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/11551476