Biologia, perguntado por LubsRc, 1 ano atrás

(UNICAMP) Uma célula que apresenta grande quantidade de síntese proteica tende, em geral, a apresentar um grande nucléolo. Explique a relação.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexandresso
222
A síntese proteica ocorre nos ribossomos livres ou aderidos à parede do ergastoplasma. O nucléolo, estrutura presente no núcleo celular, é especializado na produção de ribossomos. Logo, uma célula que realiza muita síntese proteica necessita de muitos ribossomos, acarretando no maior desenvolvimento do nucléolo. 
Respondido por nayanialvesr
4

Uma célula que apresenta grande quantidade de síntese proteica apresenta grande nucléolo porque o nucléolo consiste em uma organela que contém ribossomos e RNA, os quais estão diretamente associados ao processo de síntese proteica.

Síntese proteica

Sabe-se que as células produzem RNA principalmente com a finalidade de dar origem às proteínas. Assim, quanto maior a quantidade de síntese proteica que uma célula apresenta, maior deve ser a quantidade de ribossomos e de RNA que ela contém.

O nucléolo, portanto, consiste na principal organela relacionada a esses componentes. Assim, ele está direamente relacionado à atividade da célula em produzir proteínas.

Outra questão sobre síntese proteica:

https://brainly.com.br/tarefa/1266650

Anexos:
Perguntas interessantes