Unicamp-SP) Três frascos de vidro transparentes, fechados de formas e dimensões iguais, contém cada um a mesma massa de líquidos diferentes. Um contém água, o outro, clorofórmio e o terceiro, etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, quais não tem nenhuma identificação. Sem abrir os frascos, como você faria para identificar as substâncias? A densidade (d) de cada um dos líquidos, à temperatura ambiente, é igual a:d(água)=1,0 g/cm ao cubo;d(etanol)=0,8 g/cm ao cubo;d(cloroformio)=1,4 g/cm ao cubo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir da expressão que permite calcular densidades (d = m/v), temos m = d . v.
m água = d água . v água
m clorofórmio = d clorofórmio . v clorofórmio
m etanol = d etanol . v etanol
No enunciado foi dito que a massa é a mesma. Portanto, o líquido de maior densidade deverá apresentar o menor volume. Como o clorofórmio é o que possui a densidade maior (1,4 g/cm3) então ele seria o que teria o menor volume. Já o volume do etanol seria o maior, e o da água seria intermediário.
Resposta:
Assim, sabendo que os líquidos contém a mesma massa, e considerando que a densidade é inversamente proporcional ao volume, conforme a fórmula citada (d=m/V), então concluímos que o líquido de maior densidade terá o menor volume.
Assim, podemos definir a identificação dos líquidos, levando em consideração seus volumes, a seguinte ordem:
Vetanol > Vágua > Vclorofórmio