(Unicamp-SP) O trecho a seguir foi adaptado de Roteiro do Maranhão a Goiaz, um escrito anônimo de 1780:
As colônias são estabelecidas para a utilidade da metrópole. Os habitantes da colônia devem ocupar-se em cultivar e adquirir as produções naturais, ou matérias -primas, que serão exportadas para a metrópole, a qual não só irá se servir delas, mas, aperfeiçoando-as, poderá também tirar das colônias o preço da mão de obra e comercializar o supérfluo com as nações estrangeiras.
a) Caracterize as funções das colônias do ponto de vista das metrópoles.
b) De acordo com o texto, como as metrópoles utilizavam a produção colonial?
c) Descreva, a partir do texto, o processo de obtenção do lucro pelas metrópoles.
Soluções para a tarefa
Resposta:a) As colônias deveriam fornecer à metrópole não só metais preciosos, mas também matérias-primas e gêneros tropicais; e, ao mesmo tempo, consumiriam produtos manufaturados fornecidos pela metrópole.
b) Transformando as matérias-primas em produtos manufaturados ou comercializando-as diretamente no mercado europeu.
c) O lucro metropolitano era obtido através do monopólio ("exclusivo") sobre o comércio dos produtos coloniais e sobre as vendas para as colônias, contribuindo para o processo de acumulação primitiva de capitais na Europa.
Explicação: Lembre se das relações das metrópoles com suas colônias
Resposta:
a) As funções das colônias eram enriquecer as suas metrópoles por meio do fornecimento de produtos comerciáveis e metais preciosos, da aquisição de escravos e de bens manufaturados.
b) As metrópoles revendiam a produção das colônias no mercado europeu e nos mercados internos, mantendo suas balanças comerciais superavitárias.
c) As metrópoles centralizavam os maiores lucros ao revenderem produtos coloniais e tropicais no mercado europeu, além de poderem acumular metais preciosos extraídos das suas colônias.
Explicação:
plurall