Química, perguntado por Criskellyvicente, 1 ano atrás

(Unicamp-SP) No Rio de Janeiro (ao nível do mar), uma certa quantidade de feijão demora 40 minutos em água fervente para ficar pronta. A tabela abaixo fornece o valor da temperatura de fervura da água em função da pressão atmosfé¬rica, enquanto o gráfico fornece o tempo de cozimento dessa quantidade de feijão em função da temperatura. A pressão atmosférica ao nível do mar vale 760 mmHg e ela diminui 10 mmHg para cada 100 m de altitude.

a) Se o feijão fosse colocado em uma panela de pressão a 880 mmHg, em quanto tempo ele ficaria pronto?
b) Em uma panela aberta, em quanto tempo o feijão ficará pronto na cidade de Gramado (RS) na altitude de 800 m?
c) Em que altitude o tempo de cozimento do feijão (em uma panela aberta) será o dobro do tempo de cozimento ao nível do mar?

Soluções para a tarefa

Respondido por mbueno92
50

Olá, Criskellyvicente.

A tabela e o gráfico do exercício estão nas imagens em anexo.

ITEM A

Ao observarmos a tabela, vemos que a temperatura de cozimento do feijão à uma pressão de 880 mmHg é de 105°C. No gráfico dado, vemos que no ponto em que a temperatura é 105°C o tempo de cozimento é de 20 minutos. Portanto, nessas condições o feijão ficaria pronto em 20 minutos.

ITEM B

Para cada 100m de altitude, a pressão é reduzida em 10 mmHg. Ou seja, à uma altitude de 800m a pressão é reduzida em 80 mmHg. Isso implica que o feijão será cozido a uma pressão de:

760 mmHg - 80 mmHg = 680 mmHg

Com base na tabela, vemos que submetido à essa pressão, a temperatura de cozimento do feijão é 97°C. No gráfico, vemos que o tempo de cozimento é 60 minutos quando a temperatura é 97°C. Portanto, nestas condições o feijão estará cozido após 60 minutos.

ITEM C

Ao nível do mar, em 760 mmHg, a temperatura de cozimento do feijão é de 100°C. Nesta temperatura, o feijão leva 40 minutos para ficar pronto. No gráfico, vemos que o tempo levado dobra quando a temperatura de cozimento é 95°C. Na tabela, vemos que esta é a temperatura de cozimento do feijão à pressão de 640 mmHg. Temos, então, que a variação de pressão é:

760 mmHg - 640 mmHg = 120 mmHg

Como cada 100m de altitude correspondem à diminuição de 10 mmHg, essa pressão corresponde à uma altitude de 1200 m.

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas interessantes