História, perguntado por nogueira548, 1 ano atrás

(Unicamp-SP) No ano de 73 a.C., um grande número de escravos e camponeses pobres se rebelou contra asautoridades romanas no Sul da Itália. Os escravos buscavam retornar às suas pátrias. Depois de resistirem aosexércitos romanos durante dois anos, a maioria foi massacrada.(Traduzido e adaptado de P. Brunt,Social Conflicts in the Roman Republic.)a) Compare a escravidão na Roma Antiga e na América colonial, identificando suas diferenças.b) Quais foram as formas de resistência escrava nesses dois períodos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
59
a) Em Roma, os escravos eram primeiramente homens endividados, depois, passaram a vir de povos submetidos à dominação romana. A economia romana era essencialmente escravista, sustentando-se nessa forma de trabalho. Já na América colonial, os escravos vinham em suas maioria da África, com o tráfico, e o trabalho escravo estava inserido numa economia já capitalista.

b) Nas duas situações, os escravos resistiam com tentativas de fuga e revoltas, além de preservarem sua própria cultura, o que por si só já é um ato de resistência.
Respondido por raffaelasillva016
7

Resposta:

b) Formas de resistência escrava nestes dois períodos, por exemplo, fugas, rebeliões, abortos, assassinatos de senhores, suicídio, boicote ao trabalho, e, no caso da América, quilombos.

Perguntas interessantes