(Unicamp-SP) Leia o texto: A integração europeia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da Segunda Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações europeias. LESSA, Antonio Carlos. A Europa, seus organismos e sua integração político-econômica. In: LESSA, Antonio Carlos; OLIVEIRA, Henrique Altemani (Orgs.). Política internacional contemporânea: mundo em transformação. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 59. Adaptado. a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Europeia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração. b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tratado de Roma instituiu uma união aduaneira entre os antigos membros da Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). O objetivo dessa integração, portanto, era eliminar as tarifas alfandegárias para importação e exportação entre os países-membros da Comunidade Econômica Europeia em relação a todas as mercadorias, e não apenas ao carvão e ao aço. Além disso, houve também o estabelecimento de uma Taxa Externa Comum (TEC) que promovia a igualdade das alíquotas de importação. O fim da Guerra Fria teve como consequência o rompimento da cortina de ferro. Países antes socialistas entraram em contato com o capitalismo, o que levou a um enorme fluxo de imigração. Além de combater a entrada indiscriminada de imigrantes, a comunidade europeia encontrou após a Guerra Fria dificuldade na integração dos países socialistas ao sistema capitalista.
Resposta:
a) O tratado de Roma instituiu uma união aduaneira entre os antigos membros da Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). O objetivo dessa integração, portanto, era eliminar as tarifas alfandegárias para importação e exportação entre os países-membros da Comunidade Econômica Europeia em relação a todas as mercadorias, e não apenas ao carvão e ao aço. Além disso, houve também o estabelecimento de uma Taxa Externa Comum (TEC) que promovia a igualdade das alíquotas de importação.
b) O fim da Guerra Fria teve como consequência o rompimento da cortina de ferro. Países antes socialistas entraram em contato com o capitalismo, o que levou a um enorme fluxo de imigração. Além de combater a entrada indiscriminada de imigrantes, a comunidade europeia encontrou após a Guerra Fria dificuldade na integração dos países socialistas ao sistema capitalista.
Explicação: