História, perguntado por fervilela414, 11 meses atrás

(unicamp-SP) Existem épocas em que os acontecimentos concentrados num curto período de tempo são imediatamente vistos como históricos. A Revolução Francesa e 1917 foram ocasiões desse tipo, e também 1989. Aqueles que acreditavam que a Revolução Russa havia sido a porta para o futuro da história mundial estavam errados. E quando sua hora chegou, todos se deram conta disso. Nem mesmo os mais frios ideólogos da guerra fria esperavam a desintegração quase sem resistência verificada em 1989. (Adaptado de HOBsBAWM, eric. “1989 – O que sobrou para os vitoriosos”. Folha de S.Paulo, 12/11/1990, p. A-2.)
a) No contexto entre as duas guerras mundiais, quais seriam as razões para a Revolução Russa ter simbolizado uma porta para o futuro?
b) Identifique dois fatores que levaram à derrocada dos regimes socialistas da europa após 1989.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
46
Olá,

a) Após  a primeira guerra mundial, vários países passavam por dificuldades econômicas, escassez de recursos e perca do nacionalismo. Um regime democrático, que buscasse compartilhamento de recursos era bem visto pela população, como motivo de esperança de dias melhores.

b) A URSS na década de 80 passava por uma forte crise economica e social. O investimento na industria era baixo e a fabricação de bens de consumo escassa.  A tecnologia dos bens de produção não avançou, devido a pouco investimentos na área de pesquisa. Após a queda de outros governos socialistas foi inevitável a derrocada do regime
Perguntas interessantes