Unicamp-SP) Ao forçarmos a respiração, às vezes nos sentimos tontos. Isso se deve principalmente à eliminação de grande quantidade de CO2 pela respiração, alterando o pH sanguíneo.
a) Que processo químico ocorre no plasma sanguíneo, resultando na formação do CO2 eliminado pelos pulmões?
b) Explique como o pH do sangue é alterado na respiração forçada.
c) Que efeito essa alteração de pH determina no ritmo respiratório? Como isso ocorre?
R:
a) Curva I. As enzimas do suco gástrico apresentam maior atividade em pH ácido (≅ 2,0 .) b) A acidez do quimo que chega ao duodeno é neutralizada e alcalinizada pelo suco pancreático e pela bile, que contêm bicarbonato de sódio (NaHCO3). c) A neutralização se fez necessária por dois motivos: não causar lesões na mucosa duodenal e permitir a atividade ótimo das enzimas dos sucos pancreático e entérico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A) No plasma sanguíneo não é produzido CO2, e sim nas células somáticas, o plasma sanguíneo apenas carreia as células vermelhas pelos tecidos, dessa forma o CO2 se dilui no plasma e se liga a células vermelhas.
B) O pH sanguíneo se altera de acordo com a concentração de íons no sangue, se o pH muda, as proteínas podem se desnaturar, e para mudar o pH o corpo modifica a respiração para aumentar ou diminuir a concentração de O2 e CO2.
C) Se o pH aumentar, a respiração se torna mais lenta, se o pH diminuir, a respiração se torna mais rápida, isso ocorre devido a ação do centro da respiração, no bulbo, que consegue captar a alteração de pH sanguíneo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás