Biologia, perguntado por alesilva1650, 9 meses atrás

(Unicamp-SP) Ao estudar os animais de uma mata, pesquisadores encontraram borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais frequentemente, louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas e bichos-pau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram ainda a existência de sapos, cobras e borboletas com coloração intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo.


A) No relato dos pesquisadores estão descritos alguns exemplos de adaptação por eles caracterizadas como exemplo de camuflagem. Explique uma vantagem dessas adaptações para os animais.


B) No texto são citados varios animais, entre eles sapos e cobras. Esses animais pertecem a grupos de vertebrados que apresentam diferenças relacionadas com a reprodução. Indique duas dessas diferenças.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorhana31
92

a) Exemplos de camuflagem que poderiam ser identificados no texto: borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais freqüentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; bichos–pau semelhantes a gravetos. Vantagens dessas adaptações: o mimetismo e a camuflagem são fenômenos que oferecem proteção contra a predação, pois, mimetizando outro animal ou se confundindo com a paisagem (camuflagem), o organismo deixa de ser facilmente percebido pelo predador. Ao se camuflarem no ambiente ou se assemelharem a outras espécies, os animais podem ainda confundir a presa, passando despercebidos, e assim predarem mais facilmente.

b) Como diferenças entre a reprodução dos anfíbios, representados pelos sapos, e a dos répteis, representados pelas cobras, podem ser citadas:

Os anfíbios apresentam fecundação externa; dependem da água para reprodução; seus ovos não têm casca; seus ovos são postos em meio aquático; apresentam fase larval (girinos); apresentam metamorfose; são anamniotas. Por sua vez, os répteis apresentam fecundação interna; não dependem da água para reprodução; seus ovos têm casca porosa; não apresentam fase larval nem metamorfose; são amniotas.

Respondido por isidorio
36

a) Na camuflagem os animais possuem coloração semelhante ao ambiente como é o caso do grilo (verde) que se confunde com as folhas, aos bichos-pau que se confundem com os galhos etc. Nesse sistema de camuflagem, o animal que possui essa característica consegue escapar do predador, pois o animal estará camuflado se confundindo com o ambiente. Quer saber outro exemplo de camuflagem clássico e bem bacana? O camaleão.

b) Na natureza, as cores vibrantes em animais servem como sinais de alerta (aposematismo) assim, os predadores os vêm como animais perigosos por conterem veneno ou por possuírem sabor desagradável. Além disso, há aqueles animais que possuem coloração de alerta mesmo sem representar ameaça alguma como é o caso da cobra falsa-coral que representa um caso de mimetismo batesiano. Ou animais que assemelham-se aos animais com paladar desagradável, mimetismo mulleriano.

Perguntas interessantes