Filosofia, perguntado por jamesssbond007, 5 meses atrás

(Unicamp-SP) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por justAAA72
1

Resposta: a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.

Explicação: A afirmação "sei que nada sei" de Sócrates tem como cerne a valorização de uma certa "humildade" intelectual, pois quando uma pessoa admite que não domina um assunto ela entabula uma busca perene pela melhora, enquanto pessoas prepotentes, que afirmam que são conhecedoras exemplares de um determinado tópico se convencem de que já chegaram ao pináculo do conhecimento, negligenciando a evolução e estagnando seus processos intelectivos.

Perguntas interessantes