(Unicamp-SP/1996) “A palavra revolução tem sido empregada de modo a provocar confusões... No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas na estrutura da sociedade.” (FLORESTAN Fernandes. O que é Revolução. SP: Brasiliense, 1981, p.7 e 8.)
Soluções para a tarefa
Fonte de Pesquisa - Exercícios Brasil escola.com
O Golpe de 1964 não é uma revolução, pois não estabeleceu inversão de hierarquia social e econômica e mudanças estruturais na sociedade. A Ditadura Militar implementou medidas autoritárias com a intenção de manter a exploração da classe trabalhadora, manter as grandes propriedades das elites, preservar a política e relações excludentes da sociedade brasileira.
Florestan Fernandes
Florestan Fernandes era um sociólogo, militante, político e professor (foi professor da USP). Foi um dos maiores intelectuais brasileiros. Com o AI-5, ele foi aposentado compulsoriamente e se exilou no Canadá. Voltou ao Brasil em 1985 e deu aula na PUC-SP.
Suas análises afirmam que o Golpe de 1964 foi uma resposta das elites às camadas populares e movimentos que lutavam pela ampliação da democracia no Brasil. O golpe foi tramado entre militares, burguesia industrial, latifundiários e capital internacional, que não queriam a repartição de seus ganhos.
Leia sobre o Golpe de 1964: https://brainly.com.br/tarefa/18439990
#SPJ2