História, perguntado por LucasPrecisaDeAjuda, 8 meses atrás

(Unicamp) O ato mais importante do Estado Novo foi a construção de uma usina siderúrgica em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1938, Vargas declarou que a indústria do aço era uma necessidade urgente. Embora o Estado Novo levasse quase dois anos e meio para decidir-se por uma fórmula apropriada à indústria siderúrgica, o projeto parecia bem concebido.(Adaptado de Warren Dean, "A industrialização de São Paulo", Difel, 1971, p.230-231.) a) Qual o contexto internacional que propiciou a construção da indústria siderúrgica no Brasil? b) Qual foi a política internacional adotada pelo governo Vargas para a criação da usina de Volta Redonda?

Soluções para a tarefa

Respondido por bielggnobr159
5

Resposta:

a) A Companhia Siderúrgica Nacional começou a ser construída no ano de 1942, durante o período do chamado Estado Novo. O contexto internacional é o da Segunda Guerra Mundial e da entrada dos Estados Unidos na guerra contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

b) Getúlio Vargas, durante o final da década de 1930, mantinha intensas relações militares e comerciais com a Alemanha nazista e também com os Estados Unidos, declarando-se neutro no início do conflito e mantendo uma política dúbia entre os beligerantes. Em 1942, o torpedeamento de navios brasileiros resulta na declaração de guerra aos países do Eixo. O Brasil passa a compor o bloco dos Aliados; é organizada a FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutará na Itália. Getúlio Vargas utiliza sua aproximação com os americanos e consegue o financiamento para a construção da siderúrgica.


LucasPrecisaDeAjuda: Muito obrigado cara, ajudou muito
bielggnobr159: <3
Perguntas interessantes