(UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.
Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.
(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)
Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois
a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.
d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa Correta: "D"
Explicação:
A atuação da massa de ar faz com que a umidade do ar seja reduzida, visto que, no inverno, diminui-se o período de chuvas. Nessa época do ano, é comum a ocorrência do fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica, que, em decorrência da maior perda de calor e da diminuição dos índices pluviométricos, dificulta a dispersão dos gases poluentes que ficam retidos próximos à superfície.
Bons Estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás