(UNICAMP) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças, como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.
Durante todo o ano, essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.
(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)
Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois
a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade se comparado à periferia, concentrando poluentes.
d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos à superfície do solo.
Soluções para a tarefa
Uma das principais características do inverno brasileiro, principalmente em cidades afetadas por massas de maior magnitude, como a Polar Atlântica, refere-se à redução da umidade relativa do ar, com consequente inversão térmica, provocando assim uma maior concentração de poluentes próximos à superfície do solo. Sendo assim, a única alternativa que aponta com maior clareza essa característica se manifesta na letra 'd'.
.: A alternativa correta é a letra 'd'.
Espero ter lhe ajudado =)
Olá GiulianoPerez44 ^-^
Alternativa "d" ✔
→ Isto ocorre pois, justamente nesta época, é que o fenômeno da atmosfera denominado inversão térmica se faz presente, fazendo com que bloqueie a saída dos gases na qual poluem e que ficam armazenados juntos à superfície.
Espero ter ajudado ;)