(UNICAMP, 2019) No ano de 2015, foi descrito o fóssil de um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar na árvore da vida. (David M. Martill e outros, A four-legged snake from the Early Cretaceous of Gondwana. Science, Nova Iorque, v. 349, fasc. 6246, p. 416-419, jul. 2015.) Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura
Soluções para a tarefa
c) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes,
sendo que seu ancestral comum com os lagartos
possuía membros, depois perdidos por processos
evolutivos, originando as serpentes ápodas atuais.
A resposta correta é a letra C, que aponta que o fóssil da imagem tende a pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, podemos ver que a sua estrutura possui membros inferiores pequenos como se estivesse em processo de evolução para outra espécie.
Um exemplo de animal que esta nesse processo de mudança seria os lagartos que possuem membros inferiores e superiores de tamanho reduzido, e outros que possuem apenas resquícios dos membros, assim, a imagem pode ser um ancestral comum do lagartos que possuía membros e estava em processo de evolução.
Leia mais:
https://brainly.com.br/tarefa/23054454