Física, perguntado por ssheiadamas, 10 meses atrás

(UNICAMP – 2015) Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro, possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra. Considerando que a massa e as dimensões dessa estrela são comparáveis às da Terra, espera-se que a aceleração da gravidade que atua em corpos próximos à superfície de ambos os astros seja constante e de valor não muito diferente. Suponha que um corpo abandonado, a partir do repouso, de uma altura h = 54 m da superfície da estrela, apresente um tempo de queda t = 3,0 s. Desta forma, pode-se afirmar que a aceleração da gravidade na estrela é de: a. 24 m/s2. b. 18 m/s2. c. 14 m/s2. d. 12 m/s2. e. 8,0 m/s2.

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbiezinhadobrainly
10

Resposta:

d

Explicação:

Vamos lá!

Temos um Movimento Uniformemente Variado, devido a queda ser livre sob ação da gravidade. Dessa forma, usaremos as fórmulas

a = v / t e 2d = v . t

Ache a velocidade:

2 . h = v . t

2 . 54 = 3 . v

v = 36m/s

Substitua na formula de aceleração:

a = ∆v / ∆t

a = 36 / 3

a = 12 m/s²

Como o movimento de queda livre, a única força que atua no corpo é a peso, e ela está relacionada com a aceleração da gravidade. Logo 12 m/s² é a aceleração gravitacional da estrela.

Letra d

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes