História, perguntado por IsabelaHoseok2148, 11 meses atrás

(UNICAMP/2015) " É na segunda metade do século XV que a África negra descobre os portugueses. Ela se compõe de um mosaico de povos, Estados e impérios (animistas ou islamizados) que nem a Coroa nem os marinheiros de Lisboa jamais conseguirão dominar. O fim do século é marcado, entre outras coisas, pela expansão do Império de Gao e pela ascensão da dinastia askia no Sudão ocidental. Mas é preciso lembrar as inúmeras redes comerciais que não haviam esperado os europeus para promover a circulação de escravos/7 G R U Z IN S K I, S e rg e . A passagem do século: 1480-1520 - as o rig e n s d a g lo b a liza ç ã o . São Paulo : C o m p a n h ia d as L e tra s , 1999. p . 56-57. (A d ap tad o )

a) Que elementos do texto acima indicam que o continente africano tinha, naquele período, formas de organização complexas?
b) Como os agentes portugueses organizaram a economia do tráfico na era moderna?

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
122
Olá!!! Bom vamos lá! 

a) A partir do texto, podemos concluir que o continente africano tinha uma  organização complexa com relação a política e economia. Politicamente, podemos citar a consolidação de Estados e impérios que congregavam diversos povos. Economicamente, identificamos grandes redes comerciais que antecedem a presença europeia. Além disso, podemos verificar a presença de algumas religiões como a islâmica e animista.


b) A partir das feitorias na costa africana, os agentes portugueses tiveram contato com diversos povos nativos. Aproveitando-se das disputas locais pré-existentes, os portugueses se aliaram a alguns grupos para conseguir domínio de outros. Assim, a escravidão implementada na África contou com ação dos próprios africanos, mas se organizou e intensificou a partir da presença europeia.

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por changkisz123
10

b) O tráfico de escravos, que na África era praticado por meio do escambo (isto é, a troca não monetária), mesmo antes da chegada dos europeus, inseria-se no contexto do projeto mercantilista da Idade Moderna. Essa política foi responsável pelo enriquecimento metropolitano e, ao mesmo tempo, estabeleceu um regime de mão de obra que dificultava o estabelecimento de um mercado interno na colônia. Os escravos eram comercializados nas áreas coloniais para serem utilizados como mão de obra dentro do sistema do plantation colonial, reduzindo os custos de produção e aumentando o lucro das metrópoles.

Perguntas interessantes