(Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.
PORQUE AS RESPOSTAS B,C E D ESTAO ERRADAS?
ME AJUDEM POR FAVOR É URGENTE!!!!!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Pq os filósofos eles acreditavam que ele não tinha o pleno conhecimento em tudo, precisava adquirir mais conhecimentos. Porque se eles já soubesse de tudo não precisava mais pesquisa nada. Daí ele usa essa expressão
" só sei que nada sei"
A frase "Só sei que nada sei" é símbolo da douta ignorância de Sócrates, ou seja, o pensador, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias.
Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).
Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época. Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
Link: brainly.com.br/tarefa/18724217