UNICAMP, 2012) Godrici de Finchale foi um mercador que viveu no século XI, na Baixa Idade Média, no leste da atual Inglaterra. Quando o rapaz, depois de ter passado os anos da infância sossegadamente em casa, chegou à idade varonil, principiou a aprender com cuidado e persistência o que ensina a experiência do mundo. Para isso decidiu não seguir a vida de lavrador, mas estudar, aprender e exercer os rudimentos de concepções mais sutis. Por esta razão, aspirando à profissão de mercador, começou a seguir o modo de vida do vendedor ambulante, aprendendo primeiro como ganhar em pequenos negócios e coisas de preços insignificantes; e, então, sendo ainda um jovem, o seu espírito ousou pouco a pouco comprar, vender e ganhar com coisas de maior preço. DURNHAM, R. “Libellus de vita et miraculis S. Gondri” in: ESPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1981, p. 198.
a) Segundo o texto, o ofício de mercador exigia uma preparação diferente daquela do lavrador. Quais eram as diferenças entre esses dois ofícios?
b) Cite duas características do renascimento comercial e urbano ocorrido no final do período medieval.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) No texto, o autor opõe o ofício do lavrador, de fácil exercício e pouca exigência intelectual, a do mercador, mais complexo e exigente, pois requeria daqueles que seguiam esta carreira a prática de manejo com moedas, negociar preços de modo a obter lucro nas transações e capacidade de convencimento para ganhar clientes.
b) Como características deste período, o aluno poderia citar:
- o crescimento acentuado da atividade mercantil, estimulando a retomada da circulação monetária e da consequente fundação de casas bancárias e da atividade dos cambistas;
- crescimentos dos pequenos centros urbanos, fossem eles antigas cidades, feiras em franco desenvolvimento ou mesmo pequenos fortificações, conhecidas como burgos;
- ascensão de uma nova camada social, a burguesia, associada às atividades comerciais e urbanas;
- surgimento de feiras que concentravam centros de troca de produtos, bem como a circulação de mercadorias entre as cidades;
- desenvolvimento da atividade artesanal, através das oficinas e das corporações de ofício;
- retomada do contato comercial com o Oriente, abastecendo o mercado europeu de especiarias.
Explicação:
Resposta:
pllual
Explicação:
a) É possível identificar as diferenças entre o lavrador e o mercador. De acordo com o texto, para exercer o ofício de mercador era necessário adquirir algum tipo de instrução, como saber calcular. Precisava ainda dominar habilidades como a de estabelecer relações de comércio. O lavrador, por sua vez, ficava preso à terra e vivia como servo.
b) Entre as características do renascimento cultural e urbano estão: o fortalecimento dos burgos e o surgimento de um novo grupo social, a burguesia; o incremento das relações comerciais entre feudos e cidades; o surgimento de feiras, casas bancárias e corporações de ofício e a retomada do comércio de especiarias com o Oriente.