(Unicamp - 2004) Em florestas temperadas de coníferas, a serrapilheira (detritos vegetais particulados no chão) constitui 20% do total da biomassa vegetal, enquanto nas florestas tropicais úmidas constitui somente 1 a 2%. Há poucos nutrientes no solo das florestas tropicais úmidas em comparação com as florestas temperadas. Diz-se, freqüentemente, que as queimadas e o desmatamento nas florestas tropicais úmidas levarão ao empobrecimento total do solo fazendo com que, em pouco tempo, as áreas assim desmatadas não sirvam nem para pastagem.
a) Como se explica o fato de haver poucos nutrientes no solo das florestas tropicais úmidas em contraste com a exuberância dessas florestas?
b) Explique por que o desmatamento e as queimadas poderão provocar o empobrecimento total do solo dessas áreas.
c) Qual a relação dos documentos trabalhados em sala como a Carta do cacique Seatle e o protocolo de Kyoto com texto citado acima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os restos de matéria orgânica que chegam ao solo são rapidamente degradados pela ação dos decompositores, uma vez que a umidade e a temperatura elevada favorecem a atividade de decomposição. Os nutrientes minerais provenientes dessa atividade de decomposição são rapidamente absorvidos pela vegetação que apresenta raízes superficiais.
b) As queimadas eliminam os micro-organismos decompositores presentes no solo e, junto com o desmatamento, destroem também a cobertura vegeta. Sem cobertura vegetal, os nutrientes são rapidamente levados pela água das chuvas, e o solo fica pobre em minerais.
Explicação:
Sobre as florestas:
a) Existem pouco nutrientes no solo das florestas tropicais úmidas em contraste com a exuberância dessas florestas por conta da atividade de decomposição que é rapidamente feita plantas de raízes superficiais.
b) O desmatamento e as queimadas poderão provocar o empobrecimento total do solo das florestas, pois eliminam os micro-organismos decompositores presentes no solo.
c) A carta do cacique Seatle e o protocolo de Kyoto tratam da preservação das florestas e do controle da emissão de poluentes.
A preservação das florestas
O desmatamento e as queimadas e as ações do homem são as mais graves ameaças às florestas, pois colocam em risco fauna e flora.
As queimadas, por exemplo, são tão graves que acabam eliminando os micro-organismos decompositores que estão no solo e, acaba destruindo a cobertura vegetal.
leia mais sobre florestas:
https://brainly.com.br/tarefa/5470360
#SPJ2