História, perguntado por juliacvasconcelos, 1 ano atrás

(UNIBAHIA – BA) ­A Segunda Guerra Mundial teve suas origens nos problemas criados pela Primeira Grande Guerra, que foram agravados pela Crise de 1929. Contribuiu para a deflagração do conflito: (A) a bipolarização do mundo entre a Rússia e os Estados Unidos sob o ponto de vista ideológico, assim como a exclusão das demais nações do processo de desenvolvimento econômico; (B) a adoção da Política de Apaziguamento pelas potências capitalistas europeias, que permitiu à Itália e, principalmente, à Alemanha se reorganizarem militarmente; (C) a assinatura de tratados entre as principais potências da Europa, como a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, que fomentou um clima internacional de tensões e de agressividade; (D) o acirramento da corrida armamentista entre as potências imperialistas, devido ao fortalecimento econômico e político da Inglaterra no contexto mundial, resultante da sua ação imperialista; (E) o desenvolvimento da política expansionista do

Soluções para a tarefa

Respondido por guipocas
17
Olá.

Analisemos as alternativa, uma por uma:

a) Incorreta. A bipolarização do mundo entre a Rússia e os Estados Unidos foi uma consequência da Segunda Guerra Mundial, e não uma de suas causas.

b) Correta. Após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus adotaram uma política de apaziguamento (principalmente devido ao surgimento de movimentos pacifistas dentre suas populações). Nesse cenário, a França e a Inglaterra não interviram no desrespeito do Tratado de Versalhes pela Alemanha, que reestruturava seu poderio bélico. É importante saber que a verdadeira razão dessa política de apaziguamento é a esperança de que a Alemanha combateria o avanço do comunismo, antagônico ao desenvolvimento capitalista das principais potências europeias. Um exemplo disso é o ataque de Hitler ao governo socialista na Espanha.

c) Incorreta. As Tríplices Entente e Aliança foram alianças formadas durante a Primeira Guerra Mundial. Elas se opuseram durante esse conflito, que resultou na vitória dos Aliados (Inglaterra, EUA, França e Rússia).

d) Incorreta. A 'paz armada', ou corrida armamentista, foi um movimento prévio à Primeira Guerra Mundial. Nele, as nações europeias estavam em paz, entretanto seu desenvolvimento bélico era acelerado. A Inglaterra e a França se opuseram à consolidação da Alemanha como potência europeia, uma vez que isso colocaria em risco os impérios britânico e francês.

e) Incorreta. A Alemanha invadiu a região da Alsácia-Lorena no final da Guerra Franco-Prussiana, no final do século XIX. Ou seja, muito antes da Segunda Guerra Mundial.

Bons estudos.
Perguntas interessantes