União europeia blocos econômicos características
Soluções para a tarefa
A Europa, após a segunda guerra mundial, passava por muitos problemas econômicos, houve um grande desbalanceamento na economia européia.
Diante destes problemas socioeconômicos, a Europa passou a buscar, alternativas para estabilizar novamente sua economia. Uma das formas para estabilizar a economia de forma rápida, era criando uma união com outros países, gerando assim, uma conexão capitalista e econômica.
Em 1957, foi criado o Tratado de Roma assinado em Roma, capital da Itália. esse tratado estabelecia a criação do MCE (Mercado Comum Europeu), que era uma uma área de livre comercio entre os países que ficaram conhecidos como "a Europa dos 6".
A "Europa dos 6" era composta pela Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Itália, França e Bélgica.
Vendo o grande sucesso que o Mercado Comum Europeu fazia, outros países, aos poucos quiseram se ingressar o bloco.
Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que impunha outros países no bloco, transformando o MCE em União Européia.
Além de transformar o MCE em EU, esse tratado também impunha uma união monetária entre os países. Ele também propunha o EURO como moeda entre esses países, mas o EURO só pode entrar em vigor 10 anos depois, pois os países precisaram "estabilizar igualitáriamente suas economias".
Um ultimo tratado foi imposto 5 anos depois.
Em 2007, entrou em vigor o Tratado de Lisboa. Esse tratado é o atual, e um dos seus objetivos é estabelecer uma política junta", ou seja, uma política que impunha apenas uma constituição para todos os países da UE. (28 países).
Esse é um dos maiores desafios criados na UE, pois são 28 países com culturas, costumes diferentes, e uni-los todos somente em uma constituição não é uma tarefa fácil.