(UNESPAR – PR) O livro Dom Casmurro de 1899 narra a história de amor entre Bentinho e Capitu. Adicionando um pouco de Genética nesta história, temos a seguinte situação: Bentinho, cujo grupo sanguíneo é AB Rh negativo, casou-se com Capitu que pertence ao grupo O Rh positivo. Deste amor nasceu Ezequiel AB Rh positivo. À medida que Ezequiel crescia, ele ficava mais parecido com Escobar que pertencia ao grupo AB Rh positivo e era amigo de Bentinho. Bentinho enciumado tinha certeza da traição de Capitu, pois Ezequiel tinha o mesmo tipo sanguíneo de Escobar. Considerando o texto acima e seus conhecimentos de Genética, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Olá! Você esqueceu de completas as alternativas, mas achei uma questão similar que pode ajudar.
a) Ezequiel com certeza é filho de Escobar e Capitu;
b) Ezequiel com certeza é filho de Bentinho e Capitu;
c) Capitu com certeza traiu Bentinho com outro homem baseado no tipo sanguíneo de Ezequiel;
d) Ezequiel deve ter sido trocado na maternidade, pois Bentinho e Capitu só poderiam ter filhos do grupo A ou B, de acordo com o sistema ABO;
e) Um teste moderno de DNA comprovaria que Escobar é o verdadeiro pai de Ezequiel.
Se Bentinho possuía sangue AB Rh negativo e Capitu possuía sangue tipo O Rh positivo, o casal só poderia ter filhos com a tipagem sanguínea A ou B. Letra D!
Isso se dá porque os aglutinogênios são glicoproteínas sintetizadas por uma enzima produzida pelos alelos IA ou IB. A herança desses alelos é co-dominante, ou seja, caso estejam presentes no genótipo, serão expressos, sendo que IA e IB são dominantes sobre i.
Ou seja, Bentinho possui o genótipo IAIB e Capitu ii. Seus filhos só poderiam ser IAi ou IBi.
Resposta:
letra D) Ezequiel deve ter sido trocado na maternidade, pois Bentinho e Capitu só poderiam ter filhos do grupo A ou B, de acordo com o sistema ABO.
Explicação:
fiz no positivo on e deu certo.