(Unespar 2016 – adaptada) Das cerca de 1,2 milhões de espécies descritas atualmente, apenas menos de 4% são vertebradas, um subfilo de cordados. No entanto, ainda é comum separarmos para estudo, os animais em vertebrados e invertebrados. São características comuns a todos os Chordata: * 1 ponto a) Notocorda, sistema nervoso dorsal e vértebras; b) Notocorda, sistema nervoso dorsal e cauda pós-anal; c) Vértebras, crânio e encéfalo; d) Vértebras, pernas e membros.
Soluções para a tarefa
alternativa B
Notocorda, sistema nervoso dorsal e cauda pós-anal
Resposta:
1-d) Pele seca, impermeável, respiração pulmonar e fecundação interna
2- b) Notocorda, sistema nervoso dorsal e cauda pós-anal;
Explicação: CLASSROOM
1- A pele seca e impermeável foi essencial para a ocupação do ambiente terrestre, pois evita a perda de água pela pele. A respiração pulmonar e a fecundação interna foram essenciais para essa ocupação, pois não depende mais da água para a fecundação e sobrevivência.
2- A notocorda, o sistema nervoso dorsal e a cauda pós anal são estruturas presentes em todos os cordados. Em urocordados, por exemplo, existem casos de presença de notocorda no estágio larval e adulto em alguns grupos e, em outros, a notocorda desaparece nos adultos. Em cefalocordados, a notocorda permanece nos adultos e, em vertebrados a notocorda está presente apenas no estágio embrionário, desaparecendo no estágio adulto.