(UNESP–SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite: I. a evaporação de um ou mais de seus componentes; II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo; III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. Cada um desses processos — I, II, III — corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como: a) física, física e química b) física, química e química c) química, física e física d) química, física e química e) química, química e física
Soluções para a tarefa
Resposta:Alternativa B.
Explicação:- o processo I sugere a evaporação (transformação física) dos componentes do medicamento.
- a decomposição das substâncias (transformação química) que constituem o princípio ativo pode levar a uma perda da eficiência do remédio.
- a formação de compostos (transformação química) citada no processo III, pode provocar um efeito inverso do medicamento, em vez do paciente apresentar melhora, o quadro pode se agravar ainda mais.
Resposta:
Letra B (Física, química e química)
Explicação:
I - A evaporação é simplesmente um fenômeno físico, assim como você evaporar a água, o vapor de água continuaria sendo H2O da mesma forma, portanto não há alteração química neste processo.
II - Toda decomposição é uma transformação química. Você poderia imaginar a decomposição de lixos em aterros sanitários, a decomposição em aterros podem gerar adubos, chorume e etc, ou seja, é um tipo de reação química.
III - A afirmação por si só indica novos elementos quando há formação de novos compostos, ou seja, é uma reação química. Uma vez que há a formação de novos elementos.