Geografia, perguntado por cecilia6672, 7 meses atrás

UNESP SP/2014)

Presenciamos um imperativo das exportações, presente no discurso e nas políticas do Estado e na lógica das empresas, que tem promovido uma verdadeira commoditização da economia e do território. A lógica das commodities não se caracteriza apenas por uma invenção econômico-financeira, entendida como um produto primário ou semielaborado, padronizado mundialmente, cujo preço é cotado nos mercados internacionais, em bolsas de mercadorias. Trata-se também de uma expressão política e geográfica, que resulta na exacerbação de especializações regionais produtivas.

(Samuel Frederico. Revista Geografia, 2012. Adaptado.)

Entre as implicações políticas e econômicas do processo de “commoditização do território”, é correto indicar
A
a menor autonomia dos produtores locais e a maior vulnerabilidade das regiões em relação às demandas e às regulações impostas pelo mercado externo.
B
o fortalecimento dos produtores locais e a menor vulnerabilidade das regiões em relação às crises e às oscilações do mercado externo.
C
a maior autonomia dos produtores locais e o fortalecimento das regiões em função do atendimento prioritário das demandas do mercado interno.
D
a menor autonomia dos produtores locais e a instabilidade das regiões em função do atendimento prioritário das demandas do mercado interno.
E
o maior controle pelos produtores locais e a maior autonomia das regiões em relação à definição dos preços internacionais das commodities.

Soluções para a tarefa

Respondido por wdypm
3

A resposta correta é a de letra (A) a menor autonomia dos produtores locais e a maior vulnerabilidade das regiões em relação às demandas e às regulações impostas pelo mercado externo.

 

Bom, como sabemos o mercado chamado de commodities, ou commoditização, é normalizado por meio das propensões do mercado internacional, no que se diz respeito as demandas de ofertas e procura.

Fazendo com que as organizações multinacionais detenham de boa parte do poder desse departamento, fazendo com que as mercadorias e as áreas nacionais fiquem mais suscetíveis as inconstâncias do mercado, pois possuem pouquíssima autonomia no que diz respeito a sua fabricação.


wdypm: Me coloca como melhor resposta? Valeu, bons estudos.
cecilia6672: quando aparecer a opção coloco sim,muito obrigado
wdypm: Ok bebê. Espero ter ajudado. s2
Perguntas interessantes