Unesp recentemente constatou-se um novo efeito desastroso do excesso de gás carbônico: os mares estão ficando mais ácidos. As alterações no pH marítimo levam à redução do plâncton e ameaçam aniquilar os recifes dos corais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse fenômeno ocorre quando grandes quantidades de nutrientes minerais e orgânicos são depositados na água resultando em uma acelerada multiplicação de algas, impedindo, dessa forma, que a luz consiga penetrar até os vegetais e algas que estão no fundo.
Explicação:
Estabeleça relações entre a destruição do plâncton e a ameaça à vida de animais marinhos e terrestres:
Resposta:
O plâncton é constituído por fitoplâncton e zooplâncton. O fitoplâncton realiza fotossíntese e, por isso, inicia as cadeias alimentares, principalmente em ambientes aquáticos, onde os seres do zooplâncton são seus principais consumidores. O fitoplâncton também é responsável pela maior produção de gás oxigênio na Terra. Por estas razões, a redução das populações de plâncton prejudicaria diversas espécies, as cadeias alimentares teriam grande redução no número de indivíduos e a redução da produção de oxigênio prejudicaria todos os seres aeróbios.