Biologia, perguntado por liviasantos22, 1 ano atrás

(UNESP) No filme Eu sou a lenda, um vírus criado pelo homem espalhou-se por toda a população de Nova Iorque. As vítimas do vírus, verdadeiros zumbis, vagam à noite pela cidade, à procura de novas vítimas. No filme, Robert Neville (Will Smith) é um cientista que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. A obsessão de Neville é encontrar outros que, como ele, não estão infectados, e possibilitar um mecanismo para a cura. A cura vem através do sangue: amostras de sangue de pessoas doentes que melhoraram depois de infectadas pelo vírus, quando administradas a outros doentes, podem promover a melhora. Considerando o princípio biológico utilizado por Neville para debater a doença é a administração de: a) soro, composto de anticorpos presentes no sangue dos pacientes contaminados

b) soro, composto de antígenos presente no sangue dos pacientes contaminados

c) vacina, composta de anticorpos presentes no sangue do paciente contaminado

d) vacina, composta de antígenos presentes no sangue de pacientes contaminados

e) vírus atenuados, presentes no sangue de pacientes que melhoraram ou no sangue de pessoas imunes.

Soluções para a tarefa

Respondido por sdgn
19
Alternativa A. Considerando que foi usado sangue de pessoas que se curaram da doença ao produzir anticorpos para curar as demais pessoas, podemos dizer que trata-se de um soro, pois há a presença de anticorpos.
Respondido por rodrigosr12
30

  Olá! A questão nos traz um exemplo de formação de um soro terapêutico.

  O personagem, ao produzir células de defesa contra o vírus, acaba criando anticorpos que o protegem do vírus. Seu intuito é basicamente o de extrair esses anticorpos de seu sangue e administrá-lo em outras pessoas, isto é, a criação de um soro com as células de defesa já prontas.

  Tal ato é definidor do soro, que está definido corretamente na alternativa A, sendo ele um composto de anticorpos contra o vírus.

Perguntas interessantes