(UNESP) "Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões desta época não tinham mandíbulas."
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)
a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.
b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes.
Soluções para a tarefa
Olá!
a) O grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que provavelmente antecedeu os peixes é chamado de ciclostomados ou ágnatas. Exemplos de peixes pertencentes a esse grupo são feiticeiras e lampréias.
b) A aquisição de mandíbula possibilitou aos peies melhores condições de alimentação como predadores, abocanhando as presas, já que os ágnatas são parasitas, além de apresentar vantagem em relação à sua defesa.
Resposta:
a) O grupo de vertebrados sem mandíbulas é constituído pelos ciclostomados ou ágnatas. Têm-se como exemplos desse grupo as lampreias e as feiticeiras ou peixes-bruxa.
b) O desenvolvimento da mandíbula permitiu a esses animais a captura de presas móveis para sua alimentação; passaram, então, de animais parasitas ou saprófagos a animais predadores, o que lhes garantiu maiores chances de sobrevivência e defesa no meio aquático.