Biologia, perguntado por vanessamaia20, 9 meses atrás

(Unesp 2018, adaptado) Em uma peça teatral encenada na universidade para um trabalho de extensão, três personagens mantiveram o seguinte diálogo.



Aedes aegypti (mosquito-da-dengue):

– Estou cansada de ser considerada a vilã da dengue. Afinal, também sou vítima, também sou parasitada. E por culpa dos seres humanos, que me fornecem alimento contaminado!



Triatoma infestans (barbeiro):

– E eu, então?! São os próprios seres humanos que levam o parasita da doença de Chagas para dentro do próprio corpo. Eu não inoculo nada em ninguém.



Pulex irritans (pulga):

– Eu sou ainda mais injustiçada! Nem eu nem as outras espécies de pulgas somos capazes de transmitir microrganismos prejudiciais aos seres humanos. Sequer somos parasitas. Mas ainda assim nos associam a doenças, quando o máximo que fazemos é provocar uma coceira ou uma dermatite alérgica.





a) Dois desses personagens apresentaram argumentações biologicamente corretas. Cite um desses personagens e explique por que sua argumentação está correta.

b) A argumentação de um desses personagens não está biologicamente correta. Cite esse personagem e explique por que sua argumentação não está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por mukerykaliu21
22

Letra A

Explicação:

a) O personagem Aedes aegypti está correto, porque os mosquitos, ao serem infectados

com os vírus da dengue, são parasitados e, portanto, prejudicados por eles. Além disso,

adquirem os vírus ao picarem uma pessoa contaminada.

Perguntas interessantes