(Unesp - 2013) Dirigido por Cao Hamburger, o filme brasileiro Xingu, de 2012, traz um enredo baseado na expedição dos irmãos Villas-Bôas, nos anos 1940, pelo Brasil Central. Em contato com os indios Kalapalos, os Villas-Boas vivenciam a primeira tragédia: um sur- to de gripe, trazida por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia. Pelo rádio, os irmãos solicitam o envio de penicilina, mas o antibiótico não chega. No filme, o narrador da cena informa: "A gripe levou metade da aldeia e NENIX se espalhou por todo o Alto Xingu". Explique por que a gripe teria dizimado quase toda a aldeia, mas não os que faziam parte da expedição. Considerando o agente causador da gripe, de que maneira a penicilina, caso ti- vesse chegado a tempo, poderia ter reduzido o número de mortes entre os indios?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gripe teria dizimado quase toda a aldeia pois os índios não utilizaram o uso da vacina contra a causa desse surto, sendo assim eles não obteriam os anticorpos necessários e por isso se espalhou rápido e gerou a morte de bastante indivíduos. Os que faziam parte da expedição obviamente tomou as formas preventivas como vacina contra a gripe antes de se locomover a aldeia e assim não se manifestou.
Considerando que as mortes foram causadas pela gripe, a penicilina não poderia reduzir o número de mortes entre os índios.
A penicilina é um antibiótico, remédio específico para o combate a doenças bacterianas. E a gripe é causada por vírus, não apresentando efeitos benéficos contra o vírus causador da gripe. E desse modo, não auxiliaria na redução das mortes.
Porém, a gripe pode aumentar as chances de infecções secundarias causadas por bactérias, e neste caso o uso da penicilina poderia ser uma ferramenta no auxílio aos índios.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/16674549