(UNEB-BA) Uma barra metálica, de coeficiente de dilatação linear e comprimento inicial Lo é submetida a uma variação de temperatura t. Nessa condição, a variação do comprimento da barra, L: a) é diretamente proporcional a Lo e t. b) é diretamente proporcional a Lo e inversamente proporcional a t. c) é inversamente proporcional a Lo e diretamente proporcional a t. d) é inversamente proporcional a Lo e t. e) independe de Lo e é diretamente proporcional a t.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Pela fórmula:
ΔL = Lo. α.Δt
Vemos que ΔL é diretamente proporcional a Lo e Δt.
R: Alternativa a
Uma barra submetida a variação de temperatura varia o seu comprimento:
a) diretamente proporcional a Lo e t
Grandezas inversamente ou diretamente proporcional
Grandezas podem ter uma relação diretamente proporcional ou inversamente proporcional e esta correlação pode ser vista nas equacões, onde os valores no denominador de uma equação são inversamente proporcionais e no numerador são diretamente proporcionais.
Grandezas diretamente proporcionais são basicamente aquelas que ao ter seu valor aumentado tem impacto semelhante em outra medida.
Já nos casos de grandezas inversamentes proporcionais quando uma medida aumenta esta outra medida vai no sentido contrário tendo sua redução.
A fórmula do cálculo de variação de comprimento, ao aplicar uma variação de temperatura corresponde a:
L: Lo * α * t
Neste caso para simplificar, basta analisar as medidas Lo e t e L, como as medidas Lo e t estão no numerador, quanto maiores forem seus valores, maiores serão os valores de L, por este motivo são grandezas diretamente proporcionais.
Para mais informações sobre grandezas inversamente e diretamente proporcionais: https://brainly.com.br/tarefa/69601
#SPJ2