História, perguntado por jackgleydsom8570, 10 meses atrás

(UNCISAL – AL) ­ Há 2500 anos, de todos os Estados da época, somente em Atenas, aqueles qualificados como cidadãos, independentemente da riqueza ou status, poderiam determinar diretamente seu próprio destino na Assembleia. Via de regra, a democracia moderna dá poder ao povo para fazer pouco mais do que votar em representantes. Tais representantes estão atrelados a partidos; a maioria partidária é que efetivamente toma todas as decisões em nosso nome. Revista BBC História, Ano 1. Edição n. 9. Adaptado. O texto permite a seguinte comparação: (A) enquanto a democracia ateniense era acessível a todos os cidadãos, sem nenhuma restrição quanto à sua renda ou origem social, a democracia moderna exige que os cidadãos se filiem a um partido político. (B) na democracia ateniense, a Assembleia era controlada por cidadãos que fossem qualificados para decidir o destino da cidade; na democracia moderna, o povo apoia todas as decisões tomadas por seus representantes. (C) Atenas foi o único local do mundo antigo a estabelecer a democracia participativa e direta para todos os seus habitantes, enquanto pelas regras do mundo atual, a democracia não é válida para o povo, mas para seus representantes. (D) na democracia ateniense, apenas os cidadãos das camadas sociais enriquecidas e que desfrutassem de prestígio participavam da Assembleia; na democracia moderna não existem Assembleias, apenas partidos políticos. (E) única democracia no mundo antigo, o governo ateniense era exercido pela participação direta dos cidadãos na Assembleia; na democracia comumente adotada no mundo moderno, o povo elege representantes para exercerem o governo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
50

Resposta letra E


A democracia ateniense era exercida por meio da participação dos cidadãos diretamente nas assembleias. A participação nas assembleias era o direito apenas dos homens que eram considerados cidadãos legítimos de Atenas. Não poder participar as mulheres, os escravos e nem os estrangeiros.

 

Na democracia atual, o povo elege pessoas que os representam para defender seus interesses. A democracia não tem distinção entre gêneros, nem sobre classe social e a partir de certa idade a pessoa tem direito de decidir pelos seus governantes.


Perguntas interessantes