UnB-DF O sensoriamento remoto, literal e figuradamente, fornece-nos uma maneira diferente de ver o mundo. SCHOTT, John. Remote sensing, the image chain approach. Oxford, 1997 (com adaptações). Uma das grandes inovações tecnológicas da modernidade é o sensoriamento remoto, que, de modo bem simplificado, consiste na formação, a partir de sinais transmitidos de satélites artificiais localizados na órbita da Terra, de imagens de partes da superfície terrestre. A cada dia, surgem novas aplicações para essa tecnologia, bastante utilizada, por exemplo, para as previsões meteorológicas. Em relação a essa tecnologia, julgue os seguintes itens. 1. Análises dos efeitos da poluição, dos padrões de desflorestamento e de fenômenos atmosféricos são algumas das aplicações possíveis do sensoriamento remoto com vis- tas ao monitoramento e à fiscalização de uma determinada região. 2. Tanto aspectos culturais como naturais podem ser reconhecidos e analisados por meio de imagens de satélite. 4. A utilização de imagens de satélite para grandes extensões de área, como a Amazônia, por exemplo, perde o significado, uma vez que a escala utilizada torna imperceptíveis os fenômenos a serem estudados. Por essa razão, o projeto SIVAM tornou-se um escândalo internacional, pois muito dinheiro público foi gasto em uma tecnologia aplicada incorretamente. 8. Além de aplicações como a previsão de furacões e o combate ao narcotráfico, o senso- riamento remoto também pode ser utilizado para fins bélicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Estão corretas as afirmativas 2, 4 e 8.
O sensoriamento remoto consiste em uma técnica que permite que fenômenos sejam identificados considerando a captação de reflexo luminoso da superfície terrestre, que é denominado de albedo.
De forma que a luz refletida pela superfície terrestre realiza a impressão de sensores formados por componentes de artefatos colocados em órbita, com esse propósito em especial. O sensoriamento remoto possibilita a captação de imagens de satélites.
Bons estudos!
Perguntas interessantes