UnB-DF A História, um dos ramos nobres das ciências sociais, padece das inseguranças e incertezas que caracterizam a própria condição humana, objetivo por excelência da investigação histórica. Moderam-se os riscos externos da parcialidade e da intervenção subjetiva do historiador graças aos métodos de pesquisa, cada vez mais rigorosos e sustentados na ampliação das fontes. Os documentos exercem um grande fascínio sobre o historiador ao convidá-lo à reflexão crítica e profissional dos vestígios que permitem reconstruir uma explicação acerca de fenômenos e processos ocorridos no passado recente ou remoto. Quanto ao papel das fontes, dos documentos e dos arquivos para a pesquisa histórica, julgue os itens que se seguem. ( ) Os documentos, imprescindíveis ao labor historiográfico, contêm a História em si, tornando desnecessária a tarefa de construções de perguntas, hipóteses e explicações. ( ) No Brasil, a ausência de cuidado com vários arquivos, muitos deles impossibilitados de oferecer condições de trabalho para o pesquisador, expõe a falta de ênfase à formação da memória nacional. ( ) As fontes para a pesquisa histórica ampliam-se à medida que as sociedades contemporâneas inventam meios para registrar suas memórias, criando novas formas de consolidar fatos e processos que serão objeto de investigação para o historiador do futuro. ( ) Articulado com os métodos e as mais variadas técnicas e aproveitando-se do avanço tecnológico que permite a adoção de novas estratégias de acesso à informação, inclusive a eletrônica, o historiador não, é mais aquele que apenas trabalha com documentos e monumentos( ) A História oral é fonte histórica.Marque a opção correta. *
3 pontos
a. V. V. F. F. F.
b. F. F. V. V. F.
c. F. V. V. V. V
d. V. F. V. F. F.
e. F. F. F. F. V
Soluções para a tarefa
( F ) Os documentos, imprescindíveis ao labor historiográfico, contêm a História em si, tornando desnecessária a tarefa de construções de perguntas, hipóteses e explicações.
( V ) No Brasil, a ausência de cuidado com vários arquivos, muitos deles impossibilitados de oferecer condições de trabalho para o pesquisador, expõe a falta de ênfase à formação da memória nacional.
( V ) As fontes para a pesquisa histórica ampliam-se à medida que as sociedades contemporâneas inventam meios para registrar suas memórias, criando novas formas de consolidar fatos e processos que serão objeto de investigação para o historiador do futuro.
( V ) Articulado com os métodos e as mais variadas técnicas e aproveitando-se do avanço tecnológico que permite a adoção de novas estratégias de acesso à informação, inclusive a eletrônica, o historiador não, é mais aquele que apenas trabalha com documentos e monumentos.
( V ) A História oral é fonte histórica.