(UnB DF/2002) Em entrevista recente, publicada pelo Jornal do Brasil, na edição de 26/6/2002, o filósofo Márcio Tavares D’Amaral assim se expressou: "A primeira coisa que precisamos discutir é se ainda há espaço para o pensamento na cultura contemporânea, neste mundo movido pela tecnologia e pelo consumo, neste momento que é constantemente chamado de pós-moderno. O pensamento é a capacidade humana de se espantar diante do fato de que as coisas existem, de que haja coisas – e não o nada. Será que tudo hoje está no plano da resposta à provação tecnológica, do consumo de informação, da novidade?" A partir dessas observações, julgue os itens seguintes, alusivos à história do pensamento ocidental, da Antiguidade Clássica aos dias atuais
Soluções para a tarefa
A antiguidade clássica remete um dos períodos onde o eurocentrismo estava em eminência, indo do século VIII a.C até o século V d.C ela se apresenta como uma forma de observar os costumes presentes na sociedade da época, onde temos o surgimento da filosofia, da ideia de política, da democracia, entre outros aspectos que influenciaram na forma como nossa sociedade se organiza hoje.
Hoje estamos pautados no advento da globalização
Ela é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço dos instrumentos sociais.
Por fim, os dias de hoje tem a expansão das redes de informação, a acessibilidade, crescimento econômico e aumento da produção econômica mundial.
Mais sobre a antiguidade clássica:
brainly.com.br/tarefa/40073194
#SPJ4