(UnB - adaada) Leia, a seguir, o texto do poeta João Cabral de Melo Neto.MELO NETO, J. C. de. Obras completas.Com base no poema, são feitas as seguintes afirmativas. Leia-as e assinale cada uma com V (verdadeira) ou F (falsa).( ) Com base no poema, pode-se associar o processamento da cana, em especial o branqueamento do açúcar, à tendência de mascaramento da natureza humana por imposições sociais.( ) A partir do verso cinco, o poeta utiliza os vocábulos “cristal” e “mascavo” para denotar, respectivamente, as etnias branca e negra que trabalham na lavoura açucareira, valorizando o segmento simbolizado pelo cristal.( ) Contrariando a tradição modernista, mais especificamente cabralina, esse poema lírico apresenta um esquema regular e constante de sílabas e rimas.( ) Em “o cristal é capaz de censura” (v. 10), verifica-se que esse poema apresenta traços do Surrealismo, terceira fase do Modernismo literário brasileiro.A ordem correta de preenchimento dos p
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
Afirmativa 1: Verdadeiro. O texto é construído sobre uma metáfora entre o processamento do açúcar cristal e a moldagem social pela qual passam as pessoas.
Afirmativa 2: Falso. O "cristal" representa a pessoa mascarada pelas imposições sociais; o "mascavo" representa aquilo que é de sua natureza.
Afirmativa 3: Falso. Não há um padrão nas rimas e na metrificação dos versos.
Afirmativa 4: Falso. Não necessariamente o emprego de semânticas metafóricas caracterizará uma aproximação com o Surrealismo.
Resposta: V-F-F-F
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Moral,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás