Umas das sete maravilhas do mundo moderno é o templo de kukulkán, localizado na cidade de chichen ltzá, no México. Geometricamente, esse templo pode ser representado por um tronco reto de pirâmide de base quadrada. As quantidades de cada tipo de figura plana que formam esse tronco de pirâmide são?
Soluções para a tarefa
A seguir, analisaremos o sólido geométrico que representa o Templo de Kukulkán, de modo a encontrar as figuras planas que compõem suas faces.
- Encontrando as figuras
Como a pirâmide à qual este tronco está relacionado era de base quadrangular, é possível afirmar que ele possui duas faces quadradas (a de cima e a de baixo).
As quatro faces laterais não podem ser retangulares, pois isso formaria um prisma.
Nem mesmo duas delas podem ser retangulares, pois, ao prolongarmos o tronco, seria impossível formar o vértice da pirâmide de onde ele se originou.
As faces laterais, para que este sólido seja realmente o tronco retratado no enunciado, devem ser trapézios que, como fazem parte de uma pirâmide de base quadrada, possuem dois dos lados com mesma medida, sendo trapézios isósceles.
- Resposta
O tronco é formado por 2 quadrados e 4 trapézios isósceles.
- Perguntas relacionadas
Volume do tronco de pirâmide:
- https://brainly.com.br/tarefa/19962139
Relacionando prismas e pirâmides:
- https://brainly.com.br/tarefa/2942242
(^ - ^)
Resposta:
Correta: Alternativa c) 2 quadrados e 4 trapézios isósceles.
Como geometricamente esse templo pode ser representado por um tronco reto de pirâmide de base quadrada, então esse templo possui base quadrada superior (em cima) e inferior (embaixo)= 2 bases quadradas. E 4 faces em formato de trapézios isósceles (dois lados iguais), que são as laterais. Ou seja, para formar um templo com tronco de pirâmide, são usados 2 quadrados e 4 trapézios isósceles.