Filosofia, perguntado por Suielleray, 9 meses atrás

Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
a) Tales de Mileto a partir de suas viagens até o Egito observou a importância da água

b) Pitágoras de Samon propôs uma das mais cobiçadas ideias da filosofia antiga: o mundo seria composto pelo absoluto desordenamento e falta de proporções entre as coisas. Desse modo, surge a doutrina que explica a origem do Mundo através do Caos;

c) Demócrito, o atomista, percebeu que as discussões de seus antecedentes estavam

d) Heráclito de Éfeso desenvolve sua filosofia baseando-se nas discussões de que todas

Soluções para a tarefa

Respondido por batatafria70
175

Resposta:

A) Tales de Mileto a partir de suas viagens até o Egito observou a importância da água para o desenvolvimento de todas as coisas visíveis. ... Contudo, sua força argumentativa ficou na observação de que a água passaria por três estados (líquido, sólido, gasoso) mantendo sua essência intacta.

As outras não consegui... a próxima pessoa que responda os restos, ou coloque nos comentários

Respondido por AnthonioJorge
88

O fundador da filosofia é grega foi Tales de Mileto (625-545), o primeiro a pensar na água como princípio originador do cosmos. Logo, a alternativa A é a correta. O valor de Tales está em seu esforço para recusar explicações míticas ou alegóricas

Biografia: Tales foi uma grande figura do seu tempo. Geômetra (até hoje estudamos o Teorema de Tales), engenheiro, astrônomo e político, dizem que ele foi o primeiro a prever com precisão um eclipse, no ano de 585 a.C. e o primeiro a identificar os dias dos solstícios de verão e inverno. Além disso, foi meteorologista, o que, segundo a tradição, o permitiu antever uma excepcional safra de azeitonas, alugar todas as prensas e fazer fortuna a partir deste monopólio.

O conto mais famoso que se conta de Tales é o de quando ele, andando pelas ruas de Mileto, olhava para as estrelas do céu e, sem perceber, caiu em um poço. Uma serva irônica, olhando a situação, fez o comentário que até hoje é tido como um traço geral de quem se dedica à atividade filosófica: o filósofo se preocupa com o que se passa nos céus sem se dar conta do que tem sob os pés.

Filosofia: para a filosofia, contudo, sua importância está representada nas poucas frases que sobraram dele:

  • "Todas as coisas estão cheias de deuses"
  • "A água é o princípio único de tudo."

Para Tales, o princípio de todas as coisas é a água, empiricamente observável no estado líquido, sólido e gasoso. Esta sentença de Tale é importante por se tratar do primeiro esforço racional individual. Ainda que seja uma expressão de um sentimento poético, há aqui a tentativa de buscar uma responsabilidade racional que não se contente com as explicações míticas de antes.

Por meio do Logos (capacidade racional de apreensão e expressão), Tales olhará a Physis (natureza, em um sentido bem amplo) e buscará uma Arché (princípio) para explicar sua constituição.

Legado: A partir de Tales, outros filósofos de MIleto (Anaximandro e Anaxímenes) buscariam expressar outros tipos de Arché. Estes filósofos abriram caminho para o que viria a se chamar nos manuais atuais de filosofia pré-socrática, que teria em Heráclito e Parmenides seus principais nomes. O pré-socratismo se caracteriza pela busca de uma cosmogonia (nascimento do cosmos, do mundo) e assim é etiquetado por reunir uma grande quantidade de pensadores bem distintos, mas unidos nesta busca.

Vale notar, ainda, que o próprio nome "pré-socrático" expõe a importância do maior filósofo de todos os tempos que investigaria não só os pontos de seus antecessores (physis, arché e logos), mas colocaria o homem no centro de seu pensamento: Sócrates.

Saiba mais sobre Sócrates: brainly.com.br/tarefa/2444110

Anexos:
Perguntas interessantes