Português, perguntado por alfredalmeida123, 5 meses atrás

Uma vez, um amigo me mandou um recorte de jornal com o resultado de uma estatística dessas que certas organizações costumam fazer com inquéritos, junto ao público, na saída dos espetáculos. O resultado foi, para mim, algo surpreendente e terrificante. Eu nunca vira nenhuma delas; aceitaria de bom grado que as opiniões fossem unânimes, contra ou a favor. Mas nada disso acontecia. A peça considerada melhor pela estatística apresentava o seguinte resultado: 58 pessoas tinham dito que ela era ótima, 34 que era boa, três que era simplesmente regular e cinco que era decididamente ruim. Da peça considerada estatisticamente pior, o resultado era o seguinte: 18 pessoas tinham-na considerado má, 31 regular, 33 boa e 18 ótima.

Meu Deus, que misterioso critério de julgamento levou aquelas cinco pessoas a considerarem mau um espetáculo que outras 58 diziam ser ótimo e outras 34 diziam ser bom? E que outra imprevisível escala de apreciação levou, no segundo caso, aquelas 18 pessoas a acharem ótima uma peça que outras 18 achavam decididamente má?

É para nos desanimar, é mesmo para tirar conclusões pouco democráticas, no domínio da arte. Mas assim vai o mundo, e, ao que parece, pior do que o escuro em que nos debatemos é a mania de ser dono da luz. Assim, confessando que talvez esteja ainda mais no escuro do que os outros sobre o que faço, tento aqui a ordenação — ou uma das ordenações possíveis — para o mundo tumultuoso que inventei, não sei bem por que nem para quê.

SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. 26ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

Sobe a oração “um amigo me mandou um recorte de jornal”, pode-se afirmar que

A
“mandar” atua como verbo intransitivo.

B
“mandar” atua como verbo transitivo direto.

C
“mandar” atua como verbo transitivo indireto.

D
“mandar” atua como verbo transitivo direto e indireto.

E
“um recorte de jornal” atua como adjunto adverbial de modo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloazqw70
2

Resposta:

letra D

Explicação:

"um amigo me mandou um recorte de jornal"

"um amigo": sujeito

"me": objeto indireto

"mandou": verbo transitivo direto e indireto

"um recorte de jornal" objeto direto

"de jornal": adjunto adnominal

Perguntas interessantes