Uma vez que as atitudes contraditórias de adesão à democracia e de desconfiança das instituições são vistas por parte da literatura como referentes a uma única e mesma dimensão do fenômeno de apoio político, analistas céticos têm sido levados a questionar se as expressões de apoio popular a muitas das novas democracias não são desprovidas de sentido. Com efeito, esses céticos argumentam, em primeiro lugar, que a despeito de convalidarem o estabelecimento dos novos regimes democráticos através da sua participação em eleições para formar governos, as populações dos países pobres ou em desenvolvimento estão mais preocupadas com as suas necessidades econômicas e sociais do que com as virtudes ou os valores da democracia. Além disso, os que sustentam essas posições também consideram que os cidadãos desses países - em muitos casos caracterizados por baixos níveis de escolaridade e de renda e, portanto, em tese, detentores de cognição política insuficiente para compreender a complexidade do sistema democrático -, ao expressarem apoio à democracia podem estar simplesmente manifestando a sua simpatia a uma noção cercada de conotação positiva – particularmente após o fracasso de suas alternativas em escala mundial – que, ademais, teria apenas um sentido vago para eles. MOISÉS, José Álvaro. Os significados da democracia segundo os brasileiros. Opinião Pública, Campinas, vol. 16, nº 2, Novembro, 2010, p. 269-309. Tendo em vista a análise apresentada sobre as perspectivas quanto aos regimes democráticos nas novas democracias, isto é, países que na história recente passaram por algum período sob o comando de regimes antidemocráticos ou que se tornaram nações livres há pouco tempo, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Países subdesenvolvidos são mais propensos a apresentar posturas de defesa à democracia devido ao seu histórico de vivências em regimes de opressão.
Alternativa 2:
Países em desenvolvimento são tão ou mais inclinados à democracia do que as grandes potências econômicas, pois a liberdade é inerente à existência humana.
Alternativa 3:
Embora possam viver em sistemas democráticos, as populações de países em desenvolvimento podem não ter plena consciência sobre o significado da democracia.
Alternativa 4:
A baixa escolaridade da população de países em desenvolvimento contribui para a instalação de sistemas antidemocráticos por conta do bem-estar social trazido por esses regimes.
Alternativa 5:
A defesa por regimes antidemocráticos pelas populações de países em desenvolvimento se dá pela plena consciência de que a democracia é um sistema impraticável.
Soluções para a tarefa
Considerando as perspectivas em relação aos regimes democráticos, temos que a afirmativa correta é a Alternativa 3: Embora possam viver em sistemas democráticos, as populações de países em desenvolvimento podem não ter plena consciência sobre o significado da democracia.
As ações contrárias à adoção da democracia e de desconfiança das instituições podem ser consideradas como uma única dimensão do fenômeno de apoio político. Visto que analistas realizam o questionamento das expressões de apoio popular e sobre as novas democracias.
Levando em conta as perspectivas dos regimes democráticos, temos que mesmo que vivem em sistemas democráticos, as populações dos chamados países em desenvolvimento não apresentam total consciência a respeito do conceito de democracia.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 3:
Explicação:
Alternativa 3:
Embora possam viver em sistemas democráticos, as populações de países em desenvolvimento podem não ter plena consciência sobre o significado da democracia.