“Uma vez que a violência – distinta do poder, força ou vigor – necessita sempre de instrumentos (conformeafirmou Engels hámuito tempo atrás), a revolução da tecnologia, uma revolução nos processos de fabricação, manifestou-sede forma especial noconflito armado. Aprópria substância da violência é regida pela categoria meio/objetivo cuja mais importante característica, se aplicada às atividades humanas, foi sempre a de que os fins correm o perigo de serem dominados pelos meios, que justificam e que são necessários para alcançá-los. Umavez que os propósitosda atividade humana, distintos que sãodos produtos finais da fabricação, não podem jamais ser previstos com segurança, os meios empregados para se alcançar objetivos políticos são na maioria das vezes de maior relevância para o mundo futuro do que os objetivos pretendidos”. (ARENDT, Hanna. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994)
Qual das sentenças abaixo melhor se relaciona a postura de Hannah Arendt em relação à violência e a interpretação da tirinha:
Escolha uma:
a. A violência dissipou-se capilarmente na sociedade e está introjetada no indivíduo, que reproduz os mesmos comportamentos que o tornam cativo.
b. O monopólio da força e da violência é uma forma de poder institucionalizada que atualmente não está somente nas mãos do Estado.
c. A violência é uma invenção da sociedade capitalista e foi transformada em meio de obtenção de lucro e de poder.
d. Na sociedade contemporânea, assim como a produção torna-se objetivo em si da atividade humana, a violência torna-se meio de obtenção de objetivos políticos e econômicos
Soluções para a tarefa
A alternativa B está correta.
A partir do momento que o estado fomenta a violência, ela continuará a existir e prejudicar a configuração social na qual vivemos.
A justiça criminal pune, e, direciona o criminoso no Brasil para a penitenciária e não proporciona nenhuma forma de readaptação ou inclusão desse indivíduo em sociedade, sendo essa a maior problemática, pois o crime acaba sendo tratado com medidas paliativas se descartando a possibilidade de investir na base, que é a educação.
Já no espaço rural, diversos mecanismos comuns na cidade grande não são utilizados, e, muitas vezes a violência ocorre e passa despercebida aos olhos da lei, pois o campo por muitas vezes é desvalorizado, o que contribui para a dificuldade de instituições escolares de qualidade, até infra estrutura para o equilíbrio social.