Uma vez proclamada a República no Brasil, começa o período chamado República da
Espada. Esse nome advém do fato de que:
A) houve uma revolução sangrenta em todo o país nesse momento, em que monarquistas e republicanos duelaram pelo poder.
B) nesse período o Brasil viveu revoltas populares em muitas partes de seu território, como a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.
C) a Revolta da Armada iniciada em 1891 foi uma revolta da Marinha que tirou do poder Deodoro da Fonseca e pôs o Almirante Custódio de Melo na presidência.
D) o governo entre 1889 e 1894 foi liderado por dois marechais do Exército: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra (=A)
Explicação:
Já fiz essa atividade
O período da República conhecido como “República da Espada”, faz referência ao fato de que “o governo entre 1889 e 1894 foi liderado por dois marechais do Exército: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.” (alternativa d).
Governos autoritários marcam o início da República
Este período da história brasileira possui este nome porque os primeiros presidentes do Brasil eram militares e governaram o Brasil entre os anos de 1889 e 1891. Foram períodos de grandes turbulências marcado pelo autoritarismo por parte de cada um dos presidentes.
Neste contexto, o Congresso foi fechado, revoltas sociais começaram a surgir e uma grave crise inflacionária provocada pela política econômica do Encilhamento durante o governo de Deodoro da Fonseca trouxe mais instabilidade para o país.
Durante o Governo de Deodoro da Fonseca em 1891, foi promulgada a nova constituição da República brasileira que teve como inspiração, a constituição dos Estados Unidos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a República da Espada em: https://brainly.com.br/tarefa/2372475