Uma vez dentro da célula, um patógeno torna-se inacessível aos anticorpos e a outras proteínas solúveis do sistema imune. O patógeno pode ser eliminado tanto através dos esforços das próprias células infectadas quanto por um ataque direto da célula infectada pelo sistema imune.
Sobre essa afirmação, responda:
• Qual célula linfocitária é utilizada para eliminar um patógeno intracelular?
• Como essa célula alcança tal objetivo? E quais são exemplos de substâncias?
• Sabendo que nos locais de infecção existem centenas de células sadias e que não devem ser afetadas, como ocorre essa diferenciação?
Soluções para a tarefa
O linfócito T citotóxico, conhecido também como natural Killers. Os linfócitos citotóxicos atuam a partir do reconhecimento da célula infectada através de modificações na membrana que as células infectadas apresentam, com isso eles reconhecem os antígenos e atacam essas células impedido que a infecção se alastre.
Como citado acima a diferenciação ocorre através da exposição do antígeno que é feita pela célula infectada através de modificações em sua membrana. As natural Killers expressam o antígeno CD8.
Resposta:
a) A função das células T CD8 citotóxicas é matar as células que tenham sido dominadas pela infecção intracelular.
b) As células T citotóxicas efetoras contêm grânulos líticos armazenados, que são lisossomas modificados contendo uma mistura de proteínas especializadas chamadas de citotoxinas. Essas citotoxinas incluem a família das serinas proteases chamadas de granzimas, perforina, uma proteína que pode fazer poros nas membranas, e granulisina, uma proteína semelhante a um detergente que também se associa com membranas.
c) Devido à especificidade dos seus antígenos, as células T citotóxicas reconhecem o complexo peptídeo específico: MHC de classe I presente nas células infectadas. A ligação do receptor de célula T informa a célula T para secretar sua carga de grânulos líticos, que é enviada diretamente para a superfície da célula-alvo infectada e deixa as células saudáveis intactas.
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADA.