Uma vez declarada como produção especificamente para o público infantojuvenil, esta literatura esteve invariavelmente atrelada aos interesses dominantes e seus julgamentos de adequação moral e civil.
Em decorrência de sua origem, podemos afirmar que a literatura infantojuvenil:
Selecione uma alternativa:
a)
ficou restrita ao ambiente escolar, onde é usada ora como veículo de análise gramatical, ora como fonte de mensagens moralizantes.
b)
ficou restrita ao ambiente familiar, pois desde sua origem procurou responder à necessidade de fortalecer a unidade da família.
c)
carrega o estigma de uma produção literária sempre em função de objetivos pedagógicos que não contemplam à literatura em si, sendo frequentemente segregada da literatura sem adjetivos.
d)
nunca se propôs a ser uma expressão artística, como a literatura sem adjetivos.
e)
manteve-se, desde sua origem no fim do século XVII, obediente aos interessantes dominantes daquela época.
Soluções para a tarefa
Analisando a literatura infanto-juvenil, sua origem e seu público alvo, a alternativa correta é a LETRA C.
Vemos que por estar voltada ao público infanto-juvenil, esse tipo de literatura por diversas vezes precisa restringir suas funções, e entender que o foco de sua narrativa são os objetivos pedagógicos do texto, carregando assim esse estigma.
De fato, podemos ver que ao fazer essa restrição, o objetivo real da literatura de fato aparece em segundo plano, como afirma a alternativa C.
Alternativa correta. a)
ficou restrita ao ambiente escolar, onde é usada ora como veículo de análise gramatical, ora como fonte de mensagens moralizantes.
A literatura infanto-juvenil, de acordo com a sociedade atual, tornou-se um instrumento de desenvolvimento de textos com embasamento moralistas e apoio gramatical aos alunos.
Com isso, perde-se sua complexidade, visto que os educandos reconhecem a literatura como um tipo de "obrigatoriedade", muitas vezes se atraindo por outros processos, como as próprias tecnologias, sobretudo com o advento da Internet.
carrega o estigma de uma produção literária sempre em função de objetivos pedagógicos que não contemplam à literatura em si, sendo frequentemente segregada da literatura sem adjetivos.