História, perguntado por Gabih2008, 1 ano atrás

*UMA VEZ CORONEL, SEMPRE CORONEL"
Os coronéis sobreviveram a Guarda Nacional e a República Velha. O Fenômeno não deixou de existir e se adaptou aos novos tempos. Eles empregavam novos métodos de dominação. Um deles é o controle dos meios de comunicação, como rádio e televisão. O coronel de hoje não é fazendeiro de terno branco, botas e chicote de couro na mão
[...] Em muitos casos, esses novos cananéia são descendentes diretos dos antigos, em um notável fenômeno de reprodução do poder.

------------
[...] O coronelismo tem uma identidade específica, constitui um sistema político e é um fenômeno datado.
Inaugurado com a república, ele sobrevive até a Revolução de 1930, quando o centralismo de Vargas impõe-se, pela nomeação de homens de sua confiança inventores dos Estados. A esses, por sua vez, cabe a nomeação dos responsáveis pelas prefeituras de cada município. A liquidação final do coronelismo vira com a outra centralização imposta por Getúlio Vargas, com o novo estado em 1937.

a) Indique um ponto em comum entre os dois historiadores.
b) Aponte uma divergencia entre eles.
c) Qual dos textos é mais convincente?
d) Segundo o autor da fonte 1, os coronéis de hoje empregam novos métodos de dominação, como, por exemplo, o controle do rádio e da televisão. Vocês consideram esses meios decisivos em uma eleição para presidente na atualidade? Em caso afirmativo, cite um exemplo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gohanvini27
160

A)Que eles se impõem junto com a política,alem de empregarem métodos de dominações.

B)No primeiro texto,o historiador diz que o fenômeno dura até hoje

já no segundo,esse fenômeno foi morto na década de 30 após o centralismo do presidente da época,Getúlio Vargas

C)Primeiro,pois eles tinham o poder de dominar,se adaptaram aos novos tempos.Além de serem descentes de homens antigos,que usavam diferentes métodos de dominação

D) Sim,pedir voto,explicar oque fulano político pretende fazer,é ótimo para pessoas verem em quem vão votar caso esteja em dúvida.

Isso aumenta a proporção de votos que o político teria originalmente,caso não tivesse esse modo,já que a maioria das pessoas de hoje tem aparelhos como rádio e TV.


Gabih2008: Obrigadaa
Perguntas interessantes