Pedagogia, perguntado por pinkl, 1 ano atrás

Uma vez compreendido o conceito de sistema como “a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante” (SAVIANI, 2009, p. 3), podemos afirmar que: I. Em se tratando da nação brasileira não há um sistema de educação e sim sistemas uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 define os papeis da União, dos Estados e do Distrito Fedral e dos Municípios e lhes confere autonomia para organizar, em regime de colaboração, seus próprios sistemas dentro de suas obrigações. Sendo assim, II. Temos como ponto positivo da LDB a atribuição e definição das competências, inclusive financeiras, dos entes federativos, entretanto, essa descentralização é também uma oportunidade para a transferência de responsabilidades e culpas frente os insucessos da educação nacional entre as instâncias governamentais. Escolha uma: a. Se ambas forem corretas e II for uma consequência de I. b. Se apenas I for correta. c. Se ambas forem corretas, mas, sem relação entre si. d. Se apenas II for correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6
A afirmativa I é correta na sua descrição da estrutura da educação no Brasil e a interpretação de que não há um sistema, mas vários sistemas relacionados, pode ser considerada válida.

A afirmativa II também é correta e corresponde ao modo como a LDB foi estruturada do Brasil, assim como é verdadeira a descrição sobre a autonomia, dentro dos parâmetros legais, dos diferentes entes. Também é verdadeira no sentido em que isto cria um ambiente de transferência de "culpa", em um jogo de empurra empurra onde cada poder pode transferir para o outro a culpa pelo fracasso educacional.

A afirmativa II se relaciona e pode ser considerada como uma consequência da I, de modo que é correta a alternativa A.
Perguntas interessantes