Português, perguntado por leticiauiwfuirg, 11 meses atrás

"UMA VELA PARA DARIO"

Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo.

Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque.

Estendeu-se mais um pouco, deitado agora na calçada, o cachimbo a seu lado tinha apagado. Um rapaz de bigode pediu ao grupo que se afastasse, deixando-o respirar. E abriu-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe retiraram os sapatos, Dario roncou pela garganta e um fio de espuma saiu do canto da boca.

Cada pessoa que chegava se punha na ponta dos pés, embora não pudesse ver. Os moradores da rua conversavam de uma porta à outra, as crianças foram acordadas e vieram de pijama às janelas. O senhor gordo repetia que Dario sentara-se na calçada, soprando ainda a fumaça do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas não se via guarda-chuva ou cachimbo ao lado dele.

Uma velhinha de cabeça grisalha gritou que Dario estava morrendo. Um grupo transportou-o na direção do táxi estacionado na esquina. Já tinha introduzido no carro metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem? A turba concordou em chamar a ambulância. Dario foi conduzido de volta e encostado à parede - não tinha os sapatos e o alfinete de pérola na gravata.

(Dalton Trevisan)

1.Leia :

"Já tinham introduzido no carro a metade do corpo, quando o motorista protestou: se ele morresse na viagem?"

O protesto do motorista revela:

piedade de quem se sente solidário

egoísmo de quem não quer "dor-de-cabeça"

precaução de quem tem experiência

bom-senso de quem espera a presença da polícia

Soluções para a tarefa

Respondido por Thais252gmel
10

Resposta:

Egoísmo de quem não quer "dor-de-cabeça"

Explicação:

O motorista se revela egoísta, visto que Dário ainda respirava, estima-se que poderia haver uma solução para o problema do personagem principal se conseguisse chegar á um hospital.

Respondido por martinkoliveira
0

O protesto do motorista revela egoísmo de quem não quer "dor-de-cabeça". Por esse motivo, deve ser marcada a alternativa B.

O que é o egoísmo?

Podemos dizer que o egoísmo se caracteriza como um hábito ou uma atitude de um indivíduo que pensa primeiramente em si em relação a outro alguém. Ou seja, esta pessoa coloca os seus desejos e pensamentos em primeiro lugar, antes das pessoas as quais ela se relaciona.

É isso que mostra o motorista, quando protesta fazendo refletir que Dario poderia morrer na viagem, mesmo ainda tendo chances de sobreviver. Ele revela que não queria incomodações, e por isso pensou primeiro em si do que no homem que precisava de ajuda.

Veja mais sobre o egoísmo:

https://brainly.com.br/tarefa/24131190

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes