Português, perguntado por suzanesouza123, 1 ano atrás

Uma Variação regional brasileira ?

Soluções para a tarefa

Respondido por andrezatrs
0
A variação linguística corresponde aos diferentes modos que os falantes de uma língua tem de expressá-la. Ela vai ser influenciada pelas características sociais e geográficas desses falantes. Sabemos, por exemplo, que um pernambucano não fala como um carioca. Um carioca não fala como um paulista. Um paulista não fala como um paraibano e por aí vai. É notável que cada falante possui um sotaque e um vocabulário diferente.

Como exemplo de variação regional podemos citar as palavras: mãe, comum no RJ / mainha, comum em Pernambuco; maneiro, RJ / arretado, Bahia. Além disso, podemos citar o uso do verbo "mangar", incomum para os cariocas, que significa "zombar". Se presenciássemos um nordestino falando, por exemplo, "o menino ta mangando da sua cara", é capaz que não o compreendêssemos. No Rio, diríamos que "o menino ta zoando com a sua cara". 

Essas e outras variações são parte do cenário linguístico brasileiro e devem ser respeitadas. Como se pode perceber, falamos todos o mesmo idioma (o português), porém, cada um a sua maneira. Isto porque, a variação é um movimento natural da língua e não acontece só no Brasil de região para região. Existe variação linguística entre pessoas de diferentes faixas etárias (não falamos como nossos avós) e de diferente grupos sociais. Ela é um fenômeno mundial, de qualquer lugar do mundo. 
Perguntas interessantes